Wireless no Ubuntu

10/18/2006

Conectar seu laptop em redes wireless (Wi-Fi) é “simples e automático” no Ubuntu. A detecção da maioria das placas em conjunto com um mini-aplicativo (applet), disponível no próprio CD-ROM do Ubuntu, torna isto possível e dispensa qualquer execução de comandos no terminal.

Resumidamente, se sua placa for detectada, você apenas precisará instalar o network-manager-gnome para gerenciar suas conexões. Para o KDE existe o kwifimanager.

$ sudo apt-get install network-manager-gnome

O network-manager-gnome procura automaticamente por redes disponíveis e para conectar-se em uma é muito simples. Primeiramente, selecione-a com o botão esquerdo do mouse e em seguida informe a senha que será solicitada, caso a rede esteja protegida (WEP ou WPA). Existe também a opção de armazenar está senha no chaveiro, siga as instruções fornecidas se desejável. Após conectado, detalhes sobre a conexão e potência do sinal também são exibidos e ficam residentes ao lado do relógio.

Potência do Sinal

“Mas nem tudo são flores”

Agora, se a sua placa de rede sem fios não funcionar, você poderá ter que realizar algumas pesquisas a fim de ativá-la. Uma boa maneira é iniciar consultando a lista completa das placas de rede sem fios que funcionam no Ubuntu. Uma outra forma, é utilizar a ferramenta ndiswrapper, que permite que o Ubuntu trabalhe com o driver da placa de rede usado no Microsoft Windows.

Se for o caso, acesse também esse documento que contém todas as informações relacionadas à redes sem fios e esse guia para resolução de problemas. Ambos disponíveis no wiki internacional (inglês).

Uma observação importante é que o network-admin (imagem ao lado) no Ubuntu Dapper Drake não possui suporte ao WPA, sendo necessário usar o wpa_supplicant.

Atualização: O network-manager vem por padrão no Ubuntu Edgy.

Referência:
http://wiki.ubuntubrasil.org/Documentacao/Wireless

24 Respostas para “Wireless no Ubuntu”

  1. Lauro César disse

    Rapaz, eu estou com problemas com o applet desde que instalei a versão final do Ubuntu 6.10. No 5.10 , 6.04 e até algumas versões betas do, na época 6.06, o network-manager funcionava perfeitamente, mas bastou sair a versão final que nunca mais meu applet encontrou a placa de rede sem fio. No network-admin minha placa intel aparece e consigo configurá-la normalmente mas o network-manager não a enxerga.

  2. Lauro César disse

    Desculpe, me confundi com os números/versões, onde se lê 6.10 leia-se 6.06 LTS.

    Um abraço.

  3. Andre Noel disse

    Fala rapá…

    Faz tempo que estou me batendo com a wireless… Consigo conectar tranquilo, mas só se for sem senha…

    Neste exato momento estou instalando o edgy numa máquina com wireless e vou testar…
    No dapper já usei o network-manager, já fiz na unha, já tentei o wpa_supplicant e nada…

    Você já usou wpa no ubuntu? Você poderia dar uns toques sobre isso?

    Abraços.

  4. alexrocha disse

    Andre e Lauro,

    Eu não tive nenhum problema e tenho resolvido casos somente seguindo alguns passos básicos:

    1. Verificando se a placa foi detectada
    a) Abrindo o network-admin
    (Sistema -> Administração -> Rede)

    2. Verificando na lista de placas suportadas pelo Ubuntu, se existem procedimentos adicionais (por exemplo: substituir o driver). Se preciso, usando o ndiswrapper.

    Para identificar a placa/chipset:
    $ lspci -v | grep Wireless

    Após o comando (exemplo):

    06:04.0 Network controller: Intel Corporation PRO/Wireless 2200BG Network Connection (rev 05)

    Para idetificar o PCID:

    Copie o valor da primeira coluna (06:04.0) da saída do comando acima e acrescente-o no comando abaixo:

    $ lspci -n | grep 06:04.0

    Saída (exemplo):
    06:04.0 0280: 8086:4220 (rev 05)

    O PCIID da placa é a terceira coluna (8086:4220).

    Verificar se a placa de rede sem fios está na lista de placas suportadas pelo ndiswrapper.
    http://ndiswrapper.sourceforge.net/mediawiki/index.php/List

    3. Por fim, instalar o network-manager-gnome para gerenciar a conexão.

    Obs: Existe o botão para habilitar/desabilitar o wireless no laptop. Verifique se está ligado.

    Links para resolução de problemas:
    https://help.ubuntu.com/community/WifiDocs/WirelessCardsSupported
    https://wiki.ubuntu.com/WirelessTroubleshootingGuide
    https://help.ubuntu.com/community/WifiDocs

    Resumidamente é isso.
    Abraços,

  5. Um projeto de interesse de todos os blogueiros WordPress. Você é top 100 e vai se interessar!

    Veja aqui: http://byebyeboingboing.wordpress.com/

    Diga-nos o que acha,sugestões e críticas!

  6. Lauro César disse

    Alex, boa tarde.

    Muito obrigado pela resposta. Infelizmente não sei o que pode estar acontecendo com o network-manager em meu note… Eu venho fazendo o que você me propôs (abrir o network-admin) a um bom tempo, e sempre minha rede aparece lá, até configurei uma chave wep nela, a placa é uma Intel Pro Wireless 2100, entrei no site do applet e diz que é compatível (é a primeira da lista), mas infelizmente após reinstalá-lo pelo synaptic pela trigésima vez descobri que ainda não reconheceu minha placa…
    Estou navegando perfeitamente, apenas sem a comodidade do uso do applet para mudar de rede…

    Um abraço e mais uma vez obrigado pel atenção.

  7. alexrocha disse

    Lauro,

    Eu não realizo nenhuma configuração no network-admin (Menu Sistema -> Administração -> Rede).

    O estranho é que sua placa não possui nenhum comentário adicional e é suportada pelo Ubuntu.

    Tente o seguinte:

    1. Remova qualquer configuração no networw-admin, não é necessário configurar.

    2. Tente habilitar o led (indicação) que o wireless está ligado no próprio laptop.

    $ sudo echo ‘options ipw2100 led=1′ >> /etc/modprobe.d/ipw2100

    Obs: Se o comando falhar, crie o arquivo no caminho indicado com o conteúdo entre ”.

    3. Por fim:

    $ sudo rmmod ipw2100

    $ sudo modprobe ipw2100

    Reinicie a sessão do Gnome ou KDE.

    Sucesso!

  8. Isac Pinto disse

    Tenho uma placa 02:02.0 Network controller: Intel Corporation PRO/Wireless 2200BG Network Connection (rev 05) (vi este sdados pelas suas indicações)

    Bate tudo certo até instalar o network-maneger-gnome.

    Depois o network-maneger-gnome diz que não há placa…

    Como resolver isto?

  9. Carlos Marques disse

    Estou usando o Ubuntu 6.10 64bits e nao sei se ele conseguiu instalar minha placa wireless.
    Quando eu abro o network-admin aparece uma rede sem fio la mas não funciona.
    E o network-manager-gnome acha uma rede mas não consegue se conectar.
    O uqe eu faço???

  10. Josué disse

    minha pl é uma rtl8180 os drivers foram instalados mais não consigo configura-la! o que eu faço

  11. Panosso disse

    Cara. . . estou com problemas…
    o NetworkManager nao mostra de forma alguma as redes WIRELESS que eu encontro aqui em casa . . .. com o iwlist, a saida eh o seguinte :

    saida do iwlist scan

    eth1 Scan completed :
    Cell 01 – Address: 00:1B:11:A5:B4:74
    ESSID:”Home_APTO”
    Protocol:IEEE 802.11bg
    Mode:Master
    Channel:6
    Encryption key:on
    Bit Rates:1 Mb/s; 2 Mb/s; 5.5 Mb/s; 6 Mb/s; 9 Mb/s
    11 Mb/s; 12 Mb/s; 18 Mb/s; 24 Mb/s; 36 Mb/s
    48 Mb/s; 54 Mb/s
    Quality=99/100 Signal level=-23 dBm Noise level=-23 dBm
    Extra: Last beacon: 52ms ago

    . . . . o problema eh que o icone a direita do meu video (to usando o gnome) nao mostra que redes wireless encontradas . .. .

    Dai eu pergunto . .. se o iwlist ta encontrando esta rede (que é a minha) e mais uma galera de outras, o que eu tenho de fazer para o NetworkManager mostra-la pra mim !?

    [s]
    Panosso

  12. Rodrigo disse

    oi….

    eu tenho um probleminha…..com a minha internet ….
    eu acabei de formatar meu pc… e coloquei o windows e ubuntu……só que a internet só funciona no windows….a minha placa de rede é sem fio….
    como faço para que a internet funcione no ubuntu..??

  13. Janaina disse

    Boa tarde!
    Gostaria de saber como faço para conectar em uma rede sem fio… já tentei de tudo que pude e nada… como configurar meu pc para conectar?

    Grata,
    Janaina

  14. galileu disse

    Estou usando o Ubuntu 8.04, e a placa usb reconhece numa boa, mas depois de poucos minutos, a conexão cai, mas o indicador de conexão indica que está normal, pra eu usar tenho que usar os comandos: “iwconfig wlan0 essid+ nome da rede wireless”, pra eu poder usar. A minha placa é uma Ralink rt-73(entrada USB), me ajudem a resolver essa. obrigado.

  15. Luciano disse

    Bom dia, tenho um DELL com uma placa BCM4328 e ela está presente, mas no ícone ao lado do relógio não aparece a opção de rede sem fios pra mim. Já fiz o ndiswrapper e mesmo assim não consigo. Alguém pode me ajudar? No Ubuntu 8.10 funcionava. Depois que fui para a 9.04 não consigo mais.

  16. Mandrake disse

    Achei algumas dicas no site http://marimundolinux.blogspot.com, principalmente para quem esta usando note CCE. Espero ter ajudado.
    Um abraço
    Matheus

    • alexrocha disse

      Helen,

      A documentação do wiki do Ubuntu-BR foi inicialmente feita por mim e também está obsoleta. Esse post é de 2006 e não reflete mais a atualidade. Por exemplo, naquela época o pacote network-manager-gnome não vinha por padrão no sistema e etc.

      Abs,
      Alex

  17. Daniel disse

    Eu estou com um problema com minha rede wireless não tenho acesso a redes wireless proximos de minha casa e meu notebook fica procurando redes e tentando conectar e manda mensagens o tempo todo, isso me causa uma grande irritação.

    PS: meu SO é o linux ubuntu

    Alguém pode me ajudar?

    Obrigado

    Daniel

  18. Herlon Almeida disse

    Tenho um wireless USB Adapter SMC 150mbps e nao sei como
    ligar a rede sem fio so aparece rede com fio
    cpu core amd 2300 4 ram 1Tera Hd… gostaria que alguem me ajudasse,,, agradeço poderemos trocar informações.

  19. gpr.ppg.br disse

    o meu só aparece quando tem redes ja configuradas. na hora que vou a um novo local wifi. ele nem aparece o icone. que chato.

  20. Natalia Opazo disse

    Então, eu to com problemas para conectar o Wireless no meu computador, o programa não reconhece nenhuma rede wireless, é como se elas não existissem… e aí eu sou obrigada a conectar com cabo. Tem como me ajudar?

  21. Muy. Excelente información

  22. Carlos Cesar Zacarias disse

    Não consigo instalar uma placa BCN4306 no note HP alguem pode me dar uma dica??

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

