Surgiu uma dúvida ou problema no Ubuntu?

09/19/2006

Não se apavore! Provalmente em uma das fontes citadas abaixo, você poderá encontrar a resposta de sua pergunta ou dúvida. Acesse as fontes e surpreenda-se com a excelente documentação disponibilizada pela comunidade.

Uma dica que oferece conselhos ou uma maneira mais simples de realizar uma tarefa Procure sempre mater o hábito de consultar sobre o assunto antes de pedir ajuda em qualquer um dos canais.


Vejamos onde você pode obter esta ajuda.

Ajuda do Sitema Guia Desktop Ubuntu: O guia contempla uma introdução ao mundo Ubuntu, abordando comandos básicos, tarefas comuns e como configurar o sistema operacional. Para aqueles que estão iniciando no Ubuntu é uma leitura indispensável, imprescindível e o mais importante, acessível com apenas alguns cliques do mouse a partir do menu Sistema no seu desktop.

Acesse: Sistema –> Ajuda –> Documentação do Sistema.

Em seguida, clique em Guia Desktop Ubuntu.

Wiki Ubuntu Brasil: O wiki do Ubuntu Brasil comporta a documentação do Ubuntu em português. É composto por uma grande quantidade de dicas e tutoriais sobre a utilização do Ubuntu.

Para encontrar facilmente o que deseja, utilize a caixa de busca localizada no canto superior direito da página.

Wiki Ubuntu Brasil
Wiki Ubuntu Wiki Ubuntu: O wiki Oficial do Ubuntu comporta a vasta documentação do Ubuntu em inglês. Diversos links do Guia Desktop remetem para essas páginas wiki ou para o repositório da documentação oficial estável, que pode ser acessada pelo seguinte link: http://help.ubuntu.com.

Por padrão, o sistema de busca do wiki procura somente pelos títulos das páginas e não pelo conteúdo (corpo). Logo, lembre–se de clicar no botão “texto” no momento da consulta, para forçar uma busca “full-text”, caso a busca por títulos não retorne nada.

Guia Inicial Não Oficial do Ubuntu: Guia baseado no Ubuntu Guide. No estágio atual encontra-se na forma de um laboratório enquanto seu conteúdo não amadurece. É aconselhável para usuários interessados na instalação de softwares e configuração do sistema operacional Ubuntu. Guia Dapper
Ubuntu PT Fórum Ubuntu Fórum Fórum: Canal onde os usuários fazem e respondem perguntas. É bastante provável que seu problema ou dúvida já tenha sido levantado e respondido aqui!
Google: Você pode encontrar bastante informação de outras fontes realizando uma consulta global na web. É uma ótima ferramenta para encontrar o que você deseja. Utilize sempre palavras-chave, desta forma os resultados da consulta serão mais exatos. Google
Ubuntu Bugs Launchpad: É um conjunto de aplicações baseado em plataforma web para o desenvolvimento de código aberto. Uma das principais aplicações do Launchpad é o Malone. O Malone é uma aplicação para registro e gerenciamento de erros (bug tracker). Permitindo assim, a consulta a bugs conhecidos.
Listas de discussão: As listas de discussão do Ubuntu e da comunidade são os locais onde são discutidas as novidades, idéias e questões sobre o Ubuntu.
Listas Ubuntu Brasil Listas do Ubuntu
XChat IRC Chat IRC: As atividades da comunidade Ubuntu estão concentradas na rede FreeNode. Acesse a rede e converse em tempo real com os membros da comunidade.

Atualização: Foi removida qualquer informação que indique qual a melhor fonte para se obter suporte. De nada adianta indicar, mesmo que existam comprovações, se esta é uma decisão exclusivamente pessoal.

3 Respostas to “Surgiu uma dúvida ou problema no Ubuntu?”

  1. Alex,

    Valeu pela iniciativa, material excelente.

    Sds,

    Alex

  2. Fábio Nogueira said

    Alex.. parabéns pela iniciativa.
    A família Ubuntu agradece…
    []’s

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: