Procurando uma agulha no palheiro

09/20/2006

 

Agulha no Palheiro

Procurar por uma string no Rosetta, é literalmente, como “procurar uma agulha no palheiro”. O Rosetta não possui nenhum recurso que permita a busca de strings em um ou mais pacotes. Logo, todas as vezes que for necessário corrigir um erro (bug) de tradução, temos que realizar a busca manualmente, ou seja, descobrir qual pacote contém a string, encontrá-la e corrigi-la.

Como realizar este procedimento?

Primeiramente, devemos descobrir qual pacote contém a string, abstraindo o nome do pacote, por exemplo, no relato do bug:

After running apt-cdrom add, it will give a message like “Pepita o processo…”, where it should be “Repita o processo…”

Note que o pacote deve estar relacionado à ferramenta apt. Então, o próximo passo é encontrá-lo na lista completa de pacotes.

Uma vez carregada a lista, utilize as teclas de atalho CTRL+F (Firefox) para procurar por pacotes que contenham o termo apt em seu nome.

 

Busca pelo nome do pacote

Este procedimento é bem dedutivo e funciona na base da tentativa e erro, ou seja, verificando pacote por pacote sucessivamente até que seja encontrado o pacote desejado.

O segundo passo depende muito do tamanho do pacote. Caso o pacote possua poucas strings, algo em torno de 500 é um número recomendável para se fazer busca pelo próprio Rosetta (veja essa dica), senão baixe o arquivo .po e realize a busca localmente utilizando o gedit.

Para baixar o arquivo .po é necessário acessar o pacote e em seguida clicar na opção Download localizada à esquerda da página.

Download

Em seguida, acesse seu e-mail para baixar o arquivo .po enviado via link pelo Rosetta.

Uma vez salvo o arquivo localmente, abra-o com o gedit e realize a busca pela string com o próprio erro de tradução: “Pepita o processo”.

potfile gedit

Corrija a string e preencha o cabeçalho do arquivo .po com seus dados.

cabeçalho potfile

Feito isso, envie-o (upload) de volta para o Rosetta.

Upload

Importante: Somente membros oficiais do time de tradução podem realizar upload de arquivos .po no Rosetta. Se este for seu caso, solicite a um dos membros.

Alternativamente, uma vez encontrada a stringRepeat this process for the rest of the CDs in your set.“, você pode utilizar essa dica novamente e realizar a correção navegando pelo Rosetta, visto que, o tempo de processamento do arquivo .po pelo Rosetta em algumas situações é demorado.

Good Luck!

Uma resposta to “Procurando uma agulha no palheiro”

  1. Jerome Seagears then stole the ball off Sears just after the inbounds and passed it to Moore, who hit a 3-pointer from the right wing to give Rutgers its first lead since 31-30. “I just felt ‘win’,” Moore said. “A lot of coaches just go for the two to try to get the momentum up, but I just felt like going for the win. I took my chances and it ended up going in, so I’m proud of that and happy for the team.
    aaron rodgers official jersey http://www.andalustranslation.com/Scripts/Buccaneersjerseys.aspx?7

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: