Como relatar um bug no Ubuntu

10/21/2006

Bug Todos os softwares estão sujeito a falhas, os chamados bugs (erros). No Ubuntu não é diferente então, é possível se deparar com um erro, seja ele de tradução, documentação ou de desenvolvimento. Para controlá-los o Ubuntu utiliza o Malone, que é uma aplicação web para registro e gerenciamento de erros (bug tracker).

Qualquer um pode relatar um bug? Como funciona?

A resposta é sim e antes de relatar um bug, é importante que você tenha pesquisado sobre o problema em questão para confirmar se realmente trata-se de um bug ou se o mesmo já não foi relatado. Para esse último caso veja os “bugs conhecidos“, que é uma ótima forma de obter ajuda via comentários que incluem informações sobre o problema, patch (correção) e formas de como contorná-lo até que saia uma correção definitiva.

Malone_Search_Bug

Assumindo que você esgotou as possibilidades de pesquisa e que tenha discutido com outros ubunteros sobre o problema, o próximo passo é o registro do bug. Como o Malone é integrado ao Launchpad, você precisará se identificar com uma conta do Launchpad.

LP_login_register

Para criar uma conta no Launchpad acesse o endereço:

https://launchpad.net/distros/ubuntu/+bugs/+login

Você receberá um e-mail com informações complementares para finalizar o seu cadastro.

Uma vez identificado, acesse o endereço abaixo para relatar um novo bug:

https://launchpad.net/distros/ubuntu/+filebug

Malone_New_Bug

Nessa página (figura acima), você primeiramente deverá informar em qual pacote o bug foi encontrado (In what package did you find this bug?). Caso você não saiba, marque a opção I don’t know (Eu não sei). Ao contrário, digite o nome do pacote ou selecione-o por meio da opção Choose… (Escolha..).

Agora no campo Summary, informe um título/assunto significativo e resumido sobre o bug. Em seguida no campo Further information, steps to reproduce, etc., informe os detalhes do bug, tente reproduzir e acrescentar o maior número de informações possíveis, tais como: saídas de comandos, hardware e etc. Se surgir alguma dúvida quanto ao preenchimento desse campo (Further information…), veja o documento que aborda como relatar bugs de maneira eficaz.

Uma dica que oferece conselhos ou uma maneira mais simples de realizar uma tarefa Lembre-se de relatar o bug em inglês. Se você precisar de ajuda, inclusive técnica, envie uma mensagem para ubuntu-br@lists.ubuntu.com ou para tradutores@listas.ubuntubrasil.org.

Caso o bug esteja relacionado a um comando, é importante que a saída (output) também seja em inglês. Para alterar a saída do comando de pt_BR para en_US , acrescente ao comando, LANGUAGE=C, como no exemplo:

$ LANGUAGE=C sudo apt-get update

Se o bug for relacionado à segurança, marque a caixa de verificação This bug is a security vulnerability, que automaticamente o Time de Segurança do Ubuntu será notificado.

Por fim, clique em Submit Bug Report.

Pronto! Todo o acompanhamento do bug será feito por meio do seu e-mail informado no momento do registro da sua conta no Launchpad. Você também pode acompanhá-lo via opção Bugs na página principal do seu perfil.

Sua ajuda é muito importante para aumentar a qualidade e o sucesso do Ubuntu.

5 Respostas to “Como relatar um bug no Ubuntu”

  1. Ótimo artigo.

    Estou vendo com o pessoal a possibilidade de se relatar bugs em português. Facilitaria bastante pra muita gente.

  2. Enquanto esse dia não chega, você poderia acrescentar no seu artigo que, caso alguém brasileiro reporte um bug, entre em contato comigo para que eu possa dar uma olhada.

    Mesmo que não seja minha área, eu entro em contato com o pessoal competente para dar uma “agilizada” nele.

    Como sou o único brasileiro no ‘qa team’, posso puxar a sardinha pro nosso lado e dar prioridade aos bugs reportados por nossos colegas brasileiros🙂

  3. Efraim Queiroz said

    Como tenho dificuldade de me expressar em inglês e encontrei um bug que considero gravissimo vou relatá-lo aqui e alguém por favor o informe: tenho a tecla 0xdf configurada para a função sair, quando apertada chama o menu com as opções desligar, hibernar, etc, fiz a atualização para o Edgy há uns 4 dias pelo “update-manager -c -d”, tudo funcionou perfeitamente até agora, exceto este problema, quando clico esta tecla, não aparece o menu com as opções e sim a tela de senha como se voltasse de proteção de tela ou troca de usuário, até aí tudo bem, o gravissimo é que se clico em cancelar a máquina desliga praticamente imediatamente e não sai deste estado nem com reza brava, quando ligada não aciona o monitor, fica acessando permanetemente os discos e leitor de CD, isto aconteceu duas vezes e nas duas só consegui fazê-la recuscitar após retirar os pentes de memória e ligá-la e desligá-la mais de uma vez, sendo que na última aconteceram uns kernel panic’s que pensei que o SO tinha ido pro pau de vez. Se precisarem de alguma informação adicional é só postar aqui ou podem escrever para efraim.q AT gmail.com.

    Valeu!

  4. alexrocha said

    John,

    Seria ótimo se o pessoal pudesse relatar os bugs em pt_BR. Já existe algumas iniciativas como a criação de um time de controle de qualidade cujo objetivo seria funcionar como interface aos usuários que, devido à barreira linguística ou dificuldades técnicas, não possam utilizar o Malone diretamente. Indicar as listas de discussão é interessante porque várias pessoas podem tomar conhecimento e discutir sobre o(s) problema(s).

    Abraços,

  5. Ótimo conhecer e reportar os Bugs, melhor ainda ajudar a resolver.

    Cada um com sua especialidade, mesmo que seja política.😉

    Além da capacidade de se comunicar com os desenvolvedores em portugues, sempre precisamos de ajuda com as documentações e traduções.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: