DIFF: compare e mescle seus arquivos graficamente

05/10/2010

O comando DIFF, resumidamente, é uma ferramenta usada para comparar dois arquivos em formato texto e mostrar as diferenças entre eles linha a linha. A utilidade do comando é indiscutível e o mesmo raciocínio pode ser aplicado a diretórios. No caso de diretórios é importante usar a opção -r para assegurar a comparação de todos os subdiretórios.

Vejamos um exemplo comparando o arquivo texto.txt com texto1.txt e exibindo suas diferenças na tela:

$ diff texto.txt texto1.txt
1c1
< Ubuntu

> Ubuntu Lucid

Note que o comando foi executado via linha de comando e a saída não é “nada” intuitiva, o que desagrada alguns usuários, especialmente os iniciantes.

Alternativamente, você pode utilizar o MELD que é uma ferramenta gráfica para se trabalhar com o diff. Nela você pode comparar dois ou três arquivos e editá-los local ou dinamicamente. Você pode comparar duas ou três pastas e salvar as comparações em arquivo. Você pode navegar e ver uma cópia de trabalho a partir de sistemas de controle de versão, tais como CVS, Subversion, Bazaar e etc.

Vejamos como utilizá-la:

1. Abra o terminal selecionando: Menu Aplicativos → Acessórios → Terminal

2. Como o Meld está disponível no repositório Universe, para instalá-lo apenas execute o comando:

$ sudo aptitude install meld

3. Para iniciar o Meld, selecione: Menu Aplicativos → Programação → Meld – Visualizador de Diff

meld

Exemplo de comparação entre o arquivo texto.txt com texto1.txt

O resultado é mostrado na tela de forma gráfica, ou seja, o usuário não terá contato com o terminal e nem precisará conhecer todas as opções do comando, pois os recursos estarão acessíveis a um clique do mouse.

Referências:

http://meld.sourceforge.net

3 Respostas to “DIFF: compare e mescle seus arquivos graficamente”

  1. Sérgio said

    Cool !
    Tem como integrá-lo ao uso do SVN ?

    vlw..

  2. Aldo Nogueira said

    Outra coisa legal é instalar o pacote diff-ext que é uma extensão do Nautilus, o gerenciador de arquivos do Gnome. Ele permite que você selecione dois arquivos, botão direito e compare. O default é abrir o meld (se estiver instalado) com os dois arquivos

    Quanto ao SVN, se você der “meld .” na linha de comando, o meld faz o diff com a base revision e permite commitar, reverter e algumas outras operações básicas. Dá suporte a outros contorles de versão também.

  3. A, am uitat sa iti zic, e in fata la Schu00f6nbrunn. Click http://d2.ae/hool09080

Deixe um comentário